Canada Project


Preparando a viagem, ou, dias de loucura e glória
Agosto 14, 2009, 1:52 pm
Filed under: DIARY, PROCESSO

Faz muito tempo que nao passo pelo blog  e o pessoal que acompanha deve me achar um mala…mas tudo tem razão de ser e a correria que me acometeu nas vesperas da minha viagem (!) me impediram de fazer qualquer coisa se nao pensar: ‘o que tenho que leva’? ‘o que nao vou levar?’
A verdade, minha gente, é que eu JA ESTOU NO CANADA…AAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHH!!!! Cheguei dia 31 de Julho e hoje comemoro minha segunda semana em Montreal. Na verdade ainda nao estou na ilha propriamente, mas quase, na casa de amigos em Brossard. Semana que vem vou pro ap definitivo em….

Mas antes de falar daqui, vamos retomar de onde o blog foi abandonado…a partida. Foram dias muito atribulados, dormindo pouquissimas horas por dia e tropeçando nas milhares de tarefas a serem resolvidas. Meu caso foi particularmente conturbado…é que marquei pasasgem pra ir pra Europa antes de vir pro Canada…por motivos meus, que nao vem ao caso aqui, marquei passagem pra chegar na Espanha, dia 01 de julho de 2009.

O que sobrou do mes de maio, foi pra diregir o fato de ter recebido meu visto, orolta do fim do mês. Somado a isso, uma revoluçao familiar, levou minha mommy para a realizaçao de seu sonho: voltou para o nordeste – muito chato, nao? Entao alem de cuidar da minha mudança de vida, me dividi ajudando-a a resovler a dela tb. Quando o mes de junho virou, começou a piração.

Parecia que eu começava a viver um big brother, uma gincana sem fim, até o dia de pegar o voo…Dias de muita confusao, de muitas resoluções, de desamarraçoes, lagrimas e mutias despedidas. A ficha caia um pouco mais a medida que eu repetia: ‘Estou me mudando para o Canada, nao dá pra resolver [tal coisa] depois!’ Entao, pra minimizar a loucura que a preparaçao da viagem se transforma, vamos a algumas dicas:

1 – Faça listas…lsitas de tudo, lista de coisas que vao na mala, lista de documentos a organizar, lista de tarefas a cumprir diariamente, lista de pessoas com que falar, lista de pessoas que precisam ser contactadas e que nao poderam ser encontradas, lista de convidados pra despediadas (se for fazer alguma), lsita de remedios, lista de pequenos objetos, lista de equipamentos, lista de coisas de trabalho, listas, listas e listas…se nao fossem as benditas listas eu teria pirado pra valer.

2 – Nao faça a arrumaçao das coisas sozinho/a: se possivel, tenha ajuda de alguem que realmente goste de v e apoie sua viagem….se seu cônjuge esta ficando no Brasil, ou seu melhor amigo nao esta falando com v, por que v se vai partir, essas pessoas nao podem te ajudar agora….até poderao, como impulso pra ficar por perto nos ultimos dias, mas pode ser tenso….prefira alguem de confiança que apoie de verdade sua decisao de se mudar…fazer tudo sozinho é de enlouquecer e poder contar com alguem que ajude a ter clareza e ajude a organziar as coisas (e as listas), da um conforto a mais nesses dias.Tanxs God for Milaiza!!

3 – Comece a organizar suas coisas com a maior antecedencia possivel…a maior. Vai parecer meio esquizofrênico v arrumando coisas pra uma viagem que so fara em 3, 4 ou 6 meses, mas faça assim mesmo…v se agradecerá, no futuro, por nao ter que cuidar desta ou daquela tarefa, que poderia ter feito antes…entao faça agora.

4 – Revise com antecedencia, os procedimentos para saida do Brasil…sem tem PJ, como eu, faça uma conversa amarrando isso, se vai fechar a empresa ou nao, se vai mante-la inativa, quem vai cuidar dela, na sua ausencia, procuraçoes, avisos, cartas…Se nao tem PJ, é mais facil, mas tem suas obrigadçoes tb..Dependendo do seu caso, vai descobrir que pra cada tarefa a resolver, existem outro 4 ou 5 desdobramentos e novas tarefas…vira uma maratona de documentos, papeis, procedimentos…

5 – se vem pra Montreal, ou Quebec em geral, comece o quanto antes a ouvir as radios e tvs daqui. Qdo cheguei fiquei besta com a diferença do sotaque do povo daqui, parecia que eu nunca tinha estudado frances na vida!  Ainda não estou totalmente a vontade pra falar frances aqui…quer dizer, falar nao é o problema, mas sim entender o que o povo ta dizendo. É um choque mesmo…E FORTE!!! Entao, vai preparando os ouvidos pra amenizar o baque…Estou ouvindo muito a radio Energie (http://www.radioenergie.com/energie_express.php) e tem a Radio Canada (http://www.radio-canada.ca/)…e tem essa aqui tb, que é uma rede de TV daqui, mas nao explorei ainda (http://www.telequebec.tv/) … A Energie é mais jovem entao é mais coloquial e tem os ouvintes que ligam (faça a escolha pra ouvir os progrmas passados, nos links dos meses abaixo do display com as caixas de som)que fica bem proximo do que ouvira nas ruas. Essa esta me ajudando bastante. A Radio Quebec é mais ‘séria’, nao tem piada, nao tem risada e os locutores falam mais devagar e da pra entender mais, mas ninguém fala como esses locutores. pode ser bom, pra aliviar as gargalhadas da Energie.

6 – Reverse o dinheiro que vai gastar nos primeiros dias, no Canada. Separe e esqueça que v o tem…Faça pesquisas e tenha muito claro qto vai ter que desembolsar nos primeiros dias…Isso ajuda a diminuir o impacto da novidade…as coisas aqui sao, em geral, mais caras do que eram, pra mim, no Brasil….mas estou em Montreal, lembrando.

7 – Seja minucioso o metodico…o maximo possivel. Dou graças a Deus por ter lembrado de trazer unhex! Algo que minha mae me ajudou a lembrar nos ultimos dias de preparaçao…nao sei se tem ou nao isso aqui, mas so pelo conforto de nao ter que ir atras disso, ja me ajudou imensamente!! Outra coisa: remedios. Trouxe uma porrada e passou tranquilamente. Espalhei pela mala e nao tive problema pra entrar com eles aqui. Tudo bem que sou filho de medicos e se precisar tomar alguma coisa vou consutlar minha mãe pelo skype, mas pelo menos nao vou precisar descobrir, na farmacia que tal medicamento nao pode ser vendido sem receita, bem no meio da crise de dores…se v tem alguem que possa te fazer consultas pelo skype, traga seus proprios remedios.

E os momentos de glória (e lagrimas) serao muitos…A saida é tb uma otima oportunidade de passar uma peneira nas amizades. Com a chegada da partida, fica mais evidente o quanto v é importante pras pessoas que v considera suas amigas. V pode se surpreender para o bem e para o mal, entao tenha o coraçao e a mente preparados pra encarar esses ultimos dias perto dos que v ama (e que talvez nao te amem tanto qto v imaginava…é, é barra essa parte).V vai ter tb quanta gente que gosta de v e nunca expressou isso antes. Voce sera o centro das atençoes em alguns locais quando contar sobre os detalhes dos seus preparativos pra viagem….isso pra mim foi bem estranho.
E cuidado com as despedidas…v vai chorar tanto e ver tanta gente chorando por v que vai até dar um certo arrependimento, misturado com uma culpazinha….mas é preciso ser forte e manter o foco: voce esta a caminho da realizaçao de um sonho! Claro que nao vai ser facil, mas certamente nao sera impossivel. Chore muito também e aproveite o maximo de tempo com os queridos. Daqui um tempo, v vai dar muita risada com todo mundo.

Ah, arrume uma conta de skype e ajude as pessoas que v ama a terem as contas deles tb. Sem esquecer de ter webcams. Isso tem me ajudado muito nos primeiros dias de Canada…Ajuda a contar sobre as dificuldades e conquistas dos primeiros dias, sem pagar nenhum centavo pela ligaçao e com a vantagem de poder ficar quanto tempo v quiser, conectado. Tenho visto minha familia e meus amigos quase que diariamente. O lado nao tao positivo disso, é que quando v chega tem que conversar com tanta gente, que as vezes pode passar horas dos seus primeiros dias, so conversando…entao é bom tentar dosar a comunicaçao: nao deixar o povo sem noticia ai no Brasil, mas tb nao passar o dia na frente do computador.

Acho que pra preparaçao isso é bem suficiente. O principal na verdade é: antecedencia!!! Faça tudo o que for possivel com antecedencia. V vai se agradecer, no fuutro.
Aos poucos vou escrever sobre os dias aqui no Canada.
Boa sorte pra quem esta andando na prancha…hehehehe…o mergulho é delicioso!!!

Anúncios

3 comentários so far
Deixe um comentário

Oi Álvaroo! Que legal!! Adorei esse post!
Por sinal, posso roubar ele e colocar no meu blog, esse passo-a-passo? Claro que com u link pro teu blog!
Me da o retorno!

beijocas et bonne chance au Québec

Comentar por Rossana

Claro que sim!!! Se é pra ajudar a galera, sempre pode!
E boa sorte nos preparativos da sua viagem!

Comentar por canadaproject

nossa, imagino a loucura… mas que bom que deu tudo certo…. beijos

Comentar por Taty




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s



%d bloggers like this: